Estamos licenciados para a prestação de serviços externos de medicina do trabalho pela Direção Geral de Saúde (DGS) com o nº 278.
Medicina do trabalho é a especialidade médica que lida com as relações entre o Homem (homens e mulheres) e seu o trabalho, tendo como objetivo a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas também a promoção da saúde e da qualidade de vida dos trabalhadores.
Tem por objetivo assegurar ou facilitar ao trabalhador individualmente e aos trabalhadores no seu conjunto, a melhoria contínua das condições de saúde, quer nas dimensões física e mental, quer na interação saudável entre as pessoas e, estas, com seu ambiente social e o trabalho.
O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato às funções que executa ou vai executar realizando as reavaliações periódicas da sua saúde com particular realce aos riscos ocupacionais aos quais este está exposto.
A medicina do trabalho está construída sobre dois pilares: a Clínica e a Saúde Pública.
A sua ação está orientada para a prevenção e a assistência do trabalhador vítima de acidente, doença ou de incapacidade relacionados com o trabalho e, também, para a promoção da saúde, do bem-estar e da produtividade dos trabalhadores, das suas famílias e a comunidade.
Desta forma ao proteger o trabalhador, na medida do possível, de doenças relacionadas com o trabalho e promovendo a sua saúde, está também a manter a sua produtividade.
Existe múltipla e variada legislação e normas sobre saúde e segurança no trabalho que podem ser consultadas neste site.